Rede de clínica popular explica sobre câncer no Outubro rosa

20/out/2017

Olá, meninas!

 

Essa campanha Outubro Rosa é maravilhosa para prevenção do câncer de mama e outros tipos de tumores, já que a mulher faz uma bateria de exames ginecológicos. A prevenção é a melhor arma para a cura da doença.

Já tive câncer, um tipo raro, tumor mixóide, da classe sarcomas, na pele do pescoço, um tipo de tumor de partes moles do corpo. Operei e fui curada, Graças a Deus, pois descobri no início, por bênção de Jesus, o tumor apareceu no pescoço como se fosse um caroço e fui ver o que era. Fiz controlo a cada 3 meses por 5 anos e até hoje faço todos exames 1 vez por ano, por isso digo: a prevenção é o melhor caminho!

Resultado de imagem para outubro rosa

 

Outubro Rosa e a importância da mamografia, deixo disponíveis os médicos da Docctor Med, rede de clínicas populares, para falar sobre o assunto. Abaixo algumas das principais dúvidas sobre câncer de mama respondidas pela rede:

1) Quais são os principais sintomas do Câncer de Mama? Esse talvez seja um dos maiores problemas na detecção da doença, esse câncer é silencioso, é difícil descobri-lo por sintomas já que fisicamente não acontece muita alteração com o corpo e não causa dor, por isso a importância do autoexame e a consulta ao ginecologista todo ano fazendo os exames regularmente e ficando sempre atenta.

2) Qual a faixa etária que concentra maior risco? A partir dos 40 anos as mulheres devem ter maior atenção ao câncer de mama, mas se houver algum histórico familiar já é indicado começar os autoexames a partir dos 35 anos.

3) O Câncer de Mama é hereditário? 10% dos casos de câncer de mama acontecem por fatores hereditários (que passa de mãe para filha) já os 90% restantes acontecem devido a fatores reprodutivos e maus hábitos de vida.

4) Existe um médico especialista no assunto? Sim, o mastologista, mas inicialmente devemos procurar o ginecologista, é esse profissional que vai encaminhar a paciente para fazer a primeira mamografia e, caso houver algum problema no resultado do exame como por exemplo o encontro de algum cisto ou nódulo, o ginecologista indica a paciente para um mastologista.

5) Qual a diferença entre cisto e nódulo? Os cistos são formados por líquidos e são sempre benignos. Se forem pequenos, o médico vai tratá-los com remédios; se forem maiores, é preciso fazer uma punção, que retira o líquido de dentro do cisto. O importante é você saber que um cisto nunca será capaz de virar câncer, já o nódulo significa caroço ou tumor – que pode ser benigno ou maligno. Se for benigno, dá para viver com ele; se for maligno é câncer e pode exigir cirurgia. Vale lembrar que dificilmente um tumor benigno vira maligno ou vice-versa.

Cuidem-se e previnam-se! Incentivem as mães, amigas, parentes e os maridos sobre o câncer de próstata no próximo mês, na campanha Novembro Azul.

bjokas,

Van

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
© 2015 | Todos os direitos reservados | por DNA Comunicação