“Mangia che te fa benne!!!” – roteiro Roma 5 dias

29/mar/2017

Olá, meninas!

Mais um post incrível da Sabrina Carvalho, nossa guia gourmet e de viagens 🙂 por Roma, na Itália.

Eu amei! Espero que vocês também amem e aproveitem as dicas!

 

“MANGIA CHE TE FA BENNE!!!”

 

Olá pessoal! Mas que sumida eu dei… Estou devendo esse post há meses. Porém, para compensar essa demora, prometo que seguirão dicas I – M – P – E – R – D – Í –V – E – I – S  de Roma. Sim, meu bem, o paraíso eno-cultural-gastronômico!

Sou perdidamente apaixonada por Roma, isso é verdade, o que torna mais que um prazer escrever sobre essa cidade que é um verdadeiro museu ao céu aberto.

Permita-se andar muito e perca-se nas delícias e riquezas de Roma.

Essa viagem não foi planejada com tanta antecedência, mas mesmo assim consegui um preço bem bacana de passagem aérea e melhor ainda de hospedagem. Fui de Air France – experimentei a Classe Economy Premium que é maaaaaara – fiz escala em Paris – confesso que fiquei muito tentada a fazer uma escala mais longa, mas o foco era Roma e realizar um sonho antigo…

Escolhemos o final do mês de agosto por ser verão e para coincidir com o último final de semana de férias dos italianos para curtir Capri. É quente, sim, mas os preços de hospedagem em Roma são bem menores nessa época – para compensar Capri!

Passei 5 dias em Roma com minha fiel escudeira, irmã e melhor companheira de viagens, aventuras e afins e depois passamos um final de semana em Capri – para realizar o tal sonho antigo…

A hospedagem foi uma mega surpresa! Ao invés de ficarmos em hotel, optamos por alugar um apartamento para realmente mergulhar na atmosfera romana e viver, o mais próximo possível da realidade desse povo tão simpático, receptivo e bonito –– que são os romanos.

Comecei a pesquisa pelo Airbnb, mas com receio das fotos não corresponderem à realidade, acabei chegando no site do Apollo Apartments Collosseo

 

apto roma

(Ficamos exatamente nesse apartamento! Uma graça e com serviço de limpeza a cada 3 dias. Via Baccina, 76)

 

A localização não poderia ter sido melhoratrás do Coliseu e muito perto da minha amada Fontana di Trevi e da maioria dos monumentos.

Costumo antes de viajar, pesquisar sobre os melhores restaurantes – até para fugir das pegadinhas – e fazer reservas com descontos! Sim, meu bem, é possível comer muito bem em Roma gastando muito menos que em São Paulo, mesmo fazendo a conversão!

Baixei o The Fork no meu celular (tem para iOS e Android) e valeu super a pena. Eu já havia pesquisado alguns restaurantes que gostaria de visitar e outros que pareciam bons por perto do apartamento e utilizando o aplicativo para fazer reserva conseguimos descontos de até 50% na conta!!! Dica valiosa!!!

Nossa primeira visita gastronômica foi a melhor possível. Começamos pelo restaurante mais próximo e mais simples e “mangia che te fa benne”!!!

 

Pasta Chef

Delicioso, simples e muito barato!!! Só para vocês terem uma idéia, o prato mais caro custou € 12, isso porque minha pasta era com frutos do mar e trufas negras! Sim, meu bem, você leu trufas!

 

p2

 

Minha irmã escolheu uma pasta a bolonhesa, pedimos uma garrafa de vinho e assim começamos realmente a nossa viagem!

O atendimento é caloroso e o Mauro, o proprietário, morou em São Paulo e trabalhou na C…Que Sabe! (famosa cantina na Bela Vista – Rua Rui Barbosa 192). Ou seja, nos sentimos em casa.

 

pasta

(Via Baccina, 42)

Saímos para passear e nos perdemos, quer coisa melhor para conhecer Roma? Quando percebemos, estávamos no Mercado de Trajano e um lindo italiano tocando violino…em meio aquelas ruínas…pra dormir e sonhar!

 

ANTICO FORNO AI SERPENTI

Como uma padaria, só que melhor, pois tem pizza de execelente qualidade e sempre fresquinha, foi nosso lugar eleito para o café da manhã – que era sempre um pouco mais tarde que de costume.

Eu me esbaldei! Você escolhe numa vitrine a pizza que deseja, a atendente corta com uma tesoura o tamanho que escolher, pesa e leva para aquecer – por várias vezes escolhi a que acabava de sair do forno.

Também existem muitas opções de pães e um “American BreakFast” com preço fixo, que fugimos! Era coisa pra americano mesmo, eu hein?

Não sou muito de doce, mas minha irmã provou um com formato assemelhado a um Donut que virou paixão…e realmente é inesquecível!

Ah, e teve vinho no primeiro café da manhã! 🙂

 

3

(Via dei Serpenti, 122-123)

 

LA DOLCE VITTA

Aí você anda, anda e acaba parando pela Piazza Navona, que é linda e tem a Embaixada do Brasil. Repleta de restaurantes – quase todos são pegadinha, inclusive esse! – o escolhemos para um Pinot Grigio geladinho e muita água San Pellegrinno. O preço da carta de vinhos era dentro do esperado, justamente por sabermos estar num local turístico. Porém, é o que possui a terrazza mais bonita! Ah, amendoins e chips são cortesia. É turístico, mas precisávamos dessa paradinha estratégica.

4

(Descabeladas e felizes 🙂 – Piazza Navona, 70)

 

LA PROCIUTTERIA TREVI

Bom, não poderia passar pela Itália sem “prosciutto”. Essa casa é simplesmente deliciosa para isso. Escolhemos essa em “Trevi” mas existem outras unidades – a de Trastevere, um bairro tipo Vila Madalena, também é uma graça.

Pedimos presunto, queijo de cabra e mais o que? Vinho! E dá-lhe Pinot Grigio – nossa uva branca preferida!

 

5

(Via della Panetteria 34 A)

 

Como em Roma estava muito quente – e lotada, como sempre – optamos por fazer a maioria dos passeios pelos pontos turísticos de madrugada! Ah, que delícia poder passear com segurança! Meu sonho é que um dia possamos fazer o mesmo por aqui!

Fontana de Trevi

6

(Fontana di Trevi por volta das 2h da manhã, a minha favorita).

E abaixo, Pantheon, na sequencia do passeio

6

 

ALFREDO ALLA SCROFA

Ultra famoso pelo Fettuccine que leva seu nome, vale muito a visita. Como fiz a reserva pelo aplicativo, o desconto foi de 50%!!! A massa divina, de comer rezando! Minha irmã, pra variar, foi de pasta a bolonhesa, mas eu me acabei no Fettuccine Alfredo. Obviamente que para acompanhar: Vino!

 

6

(Via della Scrofa, 104)

 

RISTORANTE AL BOSCHETTO

Para um almoço simples e repleto de sabor, bem pertinho do apartamento. Fizemos reserva pelo The Fork e ganhamos 20% de desconto! Assim fica mais gostoso, né?

 

6

 

(Via del Boschetto, 30)

 

STRAVINSKIJ BAR – LE JARDIN DE RUSSIE

Recebi a dica de um amigo super elegante e resolvi conferir. Apesar de ser um bar de hotel – Hotel de Russie –, ficamos apaixonadas! Um lugar lindo e classudo, sem ser excessivamente formal, até porque estava muito calor para roupas mais sofisticadas.

 

6

Chegamos por lá por volta das 19h e ficamos até as 21h, quando começou a ficar cheio. Carta de vinhos impecável e algumas guloseimas servidas como cortesia.

Gostamos tanto que retornamos no dia seguinte, um pouco mais tarde e esticamos até o jantar – no Le Jardin de Russie.  Um dos pontos altos da viagem!

4

(Hotel de Russie, Via Del Balbuino, 9)

 

LA TERRASSE CUISINE & LOUNGE

Da outra vez que estive em Roma, fiquei hospedada no Hotel Sofitel Villa Borghese – que é maravilhoso, mas estava bem caro, por isso também optei pelo apartamento – que possui um terraço maravilhoso, um restaurante lindo com uma vista de tirar o fôlego (dá pra ver o Vaticano!) e que, não me pergunte o porquê, acabei não reservando para uma refeição e voltei pro Brasil com essa “pendência”.

 

6

 

Como não sou de passar vontade, coloquei como prioridade uma refeição no La Terrasse. A ocasião também foi perfeita. Eu e minha irmã acordamos com meu telefone tocando. Várias pessoas preocupadas conosco, pois foi bem naquela semana do terremoto que atingiu o centro da Italia (Amatrice, Accumoli e Norcia foram as cidades mais atingidas) – cerca de 200 Km de Roma.

Escolhi uma Burrata e minha irmã, bem mais esperta, escolheu um atum selado. Tudo lindo e delicioso!

 

3

burrata

Fomos para o almoço, mas recomendo para um jantar romântico.

(Via Lombardia, 47)

 

LA ROSETTA

Bem pertinho do Pantheon, escolhemos esse restaurante bem tradicional e elegante para o jantar que antecederia nosso final de semana em Capri.

Queríamos pasta e frutos do mar. Escolhemos muitíssimo bem, sem falar que fomos muito paparicadas! Aliás, quer ser bem tratada? Em Roma isso é quase unanimidade.

Fizemos a reserva pelo The Fork e ganhamos 20% de desconto.

6

(Via della Rosetta, 8-9)

 

TAVERNA TRILUSSA

 Simplesmente divino! Comida romana deliciosa, muito bem executada e excelente carta de vinhos.

Fica em Trastevere, então, vale um passeio pós jantar pelas ruas agitadas e quem sabe, uma parada para um Apperol.

Pedi de entrada os famosos “ovos trufados” e pedi um Carbonara irretocável e inesquecível (veio tudo na panela – amei!) Faça reserva, pois é sempre cheio!

 

ovos trufados

6

Abaixo, Carbonara

7

 

(Via del Ploiteama, 23 )

 

Gelateria Il Cantagalli – Trevi

Entre centenas de “gelaterias” essa ganhou meu coração. Sou completamente apaixonada por Amarena e o “gelatto” da Il Cantagalli conseguiu ser o mais saboroso e com mais pedaços de fruta que já experimentei. Minha irmã pirou no Stracciatella – sorvete de flocos com muito mais chocolate que o nosso!

 

6

(Bem em frente à Fontana di Trevi)

 

Espero que tenham gostado!!!

Beijos e até…Capri! (no próximo post)

Sabrina

 

Demais, né, meninas! Eu babei e fiquei com água na boca!

bjokas,

Van

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
© 2015 | Todos os direitos reservados | por DNA Comunicação