A evolução do biquíni em 70 anos!

28/set/2016

Olá, meninas!

 

Em mais um material super bacana da Stylight mostramos a evolução do biquíni em 70 anos!

Adoro história da moda e sempre amei biquíni, mesmo não tenho o melhor shape! rsrs sei lá adoro moda praia! 🙂

a-evolucao-do-biquini-em-um-infografico-stylight

No dia 5 de Julho de 1946, o estilista francês Louis Réard apresentou uma criação um tanto polêmica à beira da piscina do Piscine Molitor, em Paris. A roupa de banho, composta por duas partes bem pequenas, era algo completamente inovador na época. Matérias sobre o assunto indicam que ningúem queria apresentar a peça como modelo.  Louis acabou contratando a dançarina Micheline Bernardini, que na época tinha apenas 18 anos de idade. Conta a lenda que depois da apresentação, Bernardini recebeu mais de 50 mil cartas de fãs. A gente imagina o porquê, certo?

A criação do estilista era controversa porque, pela primeira vez na história,  uma roupa exibia o umbigo da pessoa. Mal sabia ele que em poucas décadas, o mundo estaria mais do que acostumado com isso. Os 70 anos de biquíni representam mais do que apenas a invenção de uma peça de roupa qualquer: significam uma era em que a mulher passar a ter a liberdade e o conforto para curtir a praia e a piscina como bem entender, sentindo-se bem com o próprio corpo. Vamos conferir as tendências de cada década?

Década de 40: ainda era escandaloso

O biquíni ainda era um pouco polêmico na década de 40. A atriz e nadadora Esther Williams, protagonista de vários musicais que popularizaram o nado sincronizado, criticou muito a peça e se recusou a usá-la.  A moda na época era pouco confortável. As roupas de banho eram feitas de algodão ou linho e pesavam muito quando molhadas. As mulheres usavam um conjunto composto por duas peças, em que a calcinha era de cintura alta e continha um laço de enfeite. O umbigo não era mostrado e as estampas eram geralmente com flores ou bolinhas.

Acessórios: O turbante era bem popular, já que se tratava de uma peça flexível (basta enrolar um lenço em volta da cabeça para customizar um acessório fashion). Carmen Miranda, por exemplo, era sempre fotografada com turbantes cheios de flores, frutas e outras estampas exóticas. O saltos de cortiça, inventados por Salvatore Ferragamo no fim da década de 30, eram perfeitos para enfrentar a areia sem perder o estilo.

stylight-a-evolucao-do-biquini-decada-de-40

Anos 50: modelos super femininos

Não muito longe de Paris, onde a peça surgiu pela primeira vez na mídia, a localidade de Cote D’Azur se tornou a capital do biquíni e a atriz Brigitte Bardot, sua musa. Em 1953,  ela apareceu na Croisette em Cannes usando a peça e virou a sensação nas capas de jornais. No ano anterior, ela protagonizou o filme Manina (The girl in the bikini) também usando um modelo bem sexy. Já nos Estados Unidos, a peça ainda era um pouco polêmica. Jane Russell havia concordado em usar um biquíni no filme Um romance em Paris, mas ela acabou mudando de ideia e preferiu usar um maiô por se sentir muito nua com a primeira opção.

Acessórios: Os óculos escuros dos anos 50 são super charmosos. O estilo gatinho foi popularizado no cinema e ganhou as graças do público rapidamente. Eles combinam bem com um estilo bem feminino e delicado. Tem presença garantida nas fotos da época.

stylight-a-evolucao-do-biquini-decada-de-50

Década de 60: looks futuristas

A Garota de Ipanema, depois que encantou Vinicius de Moraes a caminho do mar, virou ícone da peça e desfilou vários modelos em praias cariocas. Outra brasileira de destaque foi Leila Diniz, que causou alvoroço ao usar a peça enquanto estava grávida. A foto dela com o barrigão na praia virou um dos símbolos do feminismo brasileiro dos anos 60 e 70.  O biquíni passou a fazer partes dos armários de várias mulheres dentro e fora do Brasil. Tecidos como a lycra passaram a ser usados na produção de moda praia. Começava-se a fabricar modelos com a cintura mais baixa e o sutiã com formatos modeladores.

Acessórios: Estampas com formatos geométricos viraram moda. Uma capa de banho e óculos em formato oval completam o look futurista. As mulheres da época já inovavam nos cortes de cabelo.

stylight-a-evolucao-do-biquini-decada-de-60

Os anos 70: mania de crochê

Nos anos 70, os biquínis ficam ainda menores. Ao mesmo tempo em que a indústria desenvolvia tecidos cada vez mais preparados para a praia, o crochê e outros materiais artesanais ganharam espaço. Um top em formato triangular e em cores alegres representa bem a moda praia da década. É claro que a gente não se esqueceu da tanga, que surgiu nesses anos. Alguns falam que ela nasceu no Brasil, outros em Ibiza, não se sabe ao certo. O que se sabe é que a modelo Rose di Primo foi uma das maiores divulgadoras da peça nas praias cariocas, que fizeram o mundo olhar para a moda praia brasileira pela primeira vez.

Acessórios: os óculos de sol ficaram cada vez maiores com o tempo. O look da década é finalizado com uma faixa de cabelo hippie e sapatos estilo plataforma.

stylight-a-evolucao-do-biquini-decada-de-70

Década de 80: cores e calcinha cavada – 

Quem não se lembra dos vídeos de aeróbica da Jane Fonda? Graças a eles, todo mundo ficou doido por polainas, leggings e faixas de cabelo esportivas. Depois de passar o ano todo deixando o corpo lindo, o que as mulheres da década de 80 queriam era mostrar as curvas na praia.  Principalmente com cores fortes, calcinha super cavada e top combinando.  Era a época dos looks andrógenos e o corte de cabelo super curto era a melhor alternativa pro verão. Desses eu me lembro bem!! rsrs

Acessórios: faixa de cabelo, tênis e um bolsa colorida para trazer para a praia. É claro que a gente não se esqueceu do Boom Box ou do famoso Walkman para deixar a festa rolando.

Como eu fiz isso!! E muito! E a música era da Marina Lima: Vem chegando o Verão, o calor no coração!! Ai que saudades!! 🙂

stylight-a-evolucao-do-biquini-decada-de-80

Década de 90: O estilo californiano

Barrados no Baile e SOS Malibu foram febres da época, e graças a essas produções, as praias da Califórnia ganharam destaque nos anos 90.  É claro que o maiô vermelho é icônico, mas o que representa mesmo a década, são os bikinis meio preppy, com um toque moderninho. E com direito a muita estampa de animal print e pulseiras.  Basta olhar para a capa de Valeria Mazza e Tyra Banks na edição de Sports Illustrated em Janeiro de 1996.

Accessórios: introduzidos nos anos 80, os patins viraram febre mesmo nos anos 90 e passaram a ser um esporte comum de ser praticado na praia. Complete o look com um boné, brincos de argola e braceletes e você tem um legítimo estilo eighties.

stylight-a-evolucao-do-biquini-decada-de-90

Os anos  2000: o umbigo do mundo

Se mostrar o umbigo era uma vergonha no começo da história do biquíni, durante os anos 2000 ele virou o centro das atenções. Com cintos de pedrinhas, piercings e outros adereços, o umbigo ganhou um destaque extra nessa época. É só perceber que o top cropped também ganhou popularidade, juntamente com as calças de cintura bem baixa. Em relação à moda praia, a calcinha com formato triângulo era o clássico da época. As cores? Tons metálicos ou simplesmente branco.

Acessórios: Nos Estados Unidos a moda dos chapéus pegou e a peça também foi levada para as praias. Nos óculos escuros, lentes coloridas e em degradê eram um must. A tecnologia portátil também invadiu as praias: dos celulares da Nokia aos dispositivos da Apple, como o iPod, lançado em 2001.  stylight-a-evolucao-do-biquini-2000

De 2010 em diante: fitness lifestyle

Estamos na metade da década, então é um pouco difícil definir uma tendência que represente os anos 2000 em diante. Nesse ano, os biquínis com tiras em diferentes tamanhos, em volta da calcinha, e na cintura, estão em alta. Os modelos com o contorno preto, e formas geométricas no geral, também são tendência. A moda agora é ser saudável. As pessoas estão trocando a cervejinha depois do trabalho por uma aula de Yoga na natureza. Então nada mais natural do que levar o tapetinho para a praia.

Acessórios: óculos redondos e lentes com espelho voltaram à moda. Os modelos de hoje em dia possuem um aro no topo. E nada de muitos objetos. Normcore e athleisure são novas formas de pensar a moda na atualidade.

stylight-a-evolucao-do-biquini-2010

 

Demais né?

Obrigada, Stylight por produzir conteúdos tão incríveis!!

bjokas,

Van

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
© 2015 | Todos os direitos reservados | por DNA Comunicação