Destaques Gastronomia

Risoto de Camarões e limão

Olá, meninas!
Atendendo a pedidos segue aqui a receitinha do risoto de camarões que fiz no Dia dos Namorados. É bem fácil e essa base serve para qualquer risoto. Se ficarem com alguma dúvida, deixem nos comentários que eu respondo, ta?

Receita

Caldo de legumes

Faça um caldo com uns 2 litros de água, umas 3 cabeças e cascas do camarão (se você comprar limpo peça para o vendedor), cenoura picada em quadrados grandes, salsa, cebolinha, cebola picada em quadrados grandes, alho picado grande, um fio de azeite, 1 pitada de sal, pimenta e os temperos mais que você gostar. Reserve.

Camarões

Numa frigideira antiaderente passe 1 fio de azeite e 1 colher de café de manteiga e doure o alho picado miudinho e passe os camarões, mudou de cor, vire. Do outro lado, mudou de cor, retire e reserve numa travessa. É coisa rápida mesmo. Se cozinhar demais fica duro e borrachudo.

Modo de preparo

Noutra panela, refogue num fio de azeite e 1 colher de café de manteiga a cebola picadinha e o alho até dourar, acrescente 2 xícaras de arroz arbóreo e deixe 1 minuto, acrescente sal a gosto, acrescente 1 xícara de chá de vinho branco seco, mexa.
Em seguida vá acrescentando esse caldo que você tinha reservado, umas 2 conchas de cada vez e vá mexendo, conforme vai secando vá acrescentando, mexa sempre – esse é o segredo do risoto ficar cremoso. Faça esse processo até o arroz ficar al dente.
Nesse momento acrescente os camarões, mexa. Acrescente umas 300 gramas de queijo parmesão de boa qualidade ralado grosso, mexa. Suco de 1 limão e mexa. Salsa picadinha, mexa e desligue. (Nessa hora se usa acrescentar manteiga, mas eu não uso acho desnecessário – quem quiser pode colocar 1 colher de sopa).
Prontinho. Pode servir e decore como quiser. Fica delicioso!
Essa mesma base pode ser utilizada para outros risotos: carne seca, frango, frutos do mar, tomate seco e rúcula. Pode ser colocado mais algum outro queijo se quiser. Eu comprei 2 camarões do maior para decorar e usei também uma fatia fininha de limão.

Dica extra

O local onde comprar peixe, frutos do mar é muito importante. Uma, pelo gosto. Muitos lugares tem aquele gosto de água suja rsrs (eu e minhas expressões) hahahaha 🙂 e também pela contaminação e até pela falta de qualidade mesmo.

Comprei no Mercado Municipal de Vila Formosa – já tinham me falado que o mercado era ótimo, mas eu nunca tinha entrado e é ótimo mesmo! Tudo de muita qualidade, bom preço, fresquinho. Muita variedade. Vou voltar mais vezes. Na maioria dos bairros tem esses mercados, procure no bairro que você mora.

Rua Praça Canárias – Box 13 – Vila Formosa, São Paulo – SP, 03359-120
Tel.: (11) 2674-0531
Comprei no Pescados Atlântico
Box 23 e 24
Telefone: 11 2674-8125 E-mail: [email protected] Site: www.pescadosatlantico.com.br
Depois me contem se deu certo, ok?
beijokas,
Van

Você também pode gostar destes

Sem Comentários

    Deixe um comentário