Moda

Salvador Dalí em Sp

Olá meninas!

 

A exposição que foi visitada por quase 1 milhão de pessoas em menos de quatro meses no Rio de Janeiro chega a São Paulo. Desde 18/10, o público pôde conferir no Instituto Tomie Ohtake a mostra sobre a vida e a obra de Salvador Dalí (1904-1989), com algumas mudanças em relação ao material apresentado no Rio.

Além dos trabalhos exibidos na versão carioca, a exposição chega à capital paulista com cinco novas obras provenientes da Fundação Gala-Salvador Dalí e outras duas do Museu Reina Sofia.

Dessas sete obras do mestre do surrealismo que estarão exclusivamente em cartaz no Instituto Tomie Ohtake, uma delas é o óleo sobre madeira “O espectro do sex-appeal” (1934). Do tamanho de meia folha de papel, atribui-se à pintura a forma como Dalí demonstrou o temor pela sexualidade. “Desnudo” (1924), que pertenceu a Federico García Lorca, “Homem com a cabeça cheia de nuvens” (1936), de profunda carga simbólica, com referência explícita a René Magritte, e “O piano surrealista” (1937), fruto de sua colaboração com os Irmãos Marx, estão também entre os trabalhos.

Salvador Dalí. Autorretrato cubista, 1923. Museo Reina Sofía, Madrid. © Salvador Dalí, Fundació Gala-Salvador Dalí, Figueres.

 

Acompanha a exposição um catálogo especial, que aborda as 218 peças apresentadas, assim como a recepção crítica entre escritores e especialistas de grande renome, como Eliane Robert Moraes, Paulo Miyada e Veronica Stigger.

O público também poderá conferir a contribuição de Dalí para o cinema. Os filmes “O Cão Andaluz” (1929) e “A Idade do Ouro” (1930), codirigidos por Salvador Dalí e Luís Buñel, e “Quando Fala o Coração” (1945), de Alfred Hitchcock, cujas cenas do sonho foram desenhadas pelo artista, serão apresentados no espaço expositivo. Duas mostras de cinema acontecem em paralelo à exposição: a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que exibirá os filmes “O Cão Andaluz” e “A Idade do Ouro”, em suas versões integrais, e a mostra Surrealismo no Cinema, organizada pelo Museu da Imagem e do Som (MIS), entre os dias 16 e 21 de dezembro.

Gente, gratuito!! É demais! Não dá pra perder!!

 

bjokas,

Van

 

Serviço:

Salvador Dalí @ São Paulo
Abertura: dia 18 de outubro de 2014, das 11h às 15h (convidados)
De 19 de outubro de 2014 a 11 de janeiro de 2015
De terça a domingo, das 11h às 20h
Instituto Tomie Ohtake – Avenida Faria Lima, 201 (entrada pela Rua Coropés, 88), Pinheiros
Estação Faria Lima/Linha 4 (amarela)
(11) 2245-1900
Entrada gratuita por sistema de senhas: distribuição das 10h às 18h (terça a domingo) na entrada do Instituto Tomie Ohtake; no máximo duas senhas por pessoa, com opção a três horários de visitação, 11h, 14h e 17h, e somente para o dia em que forem retiradas; última entrada às 18h
+ institutotomieohtake.org.br

Você também pode gostar destes

Sem Comentários

    Deixe um comentário