Olá meninas!
Postei esse prato no meu Instagram (@vanessaraya) e recebi vários pedidos da receita.
Adoro receitas rápidas e práticas já que nosso dia-a-dia é muito corrido! Qualquer chef morreria com essa historia de panela de pressão, mas ficou uma delícia e pronto em 3 minutos!
Para o risotto
2 xícaras (chá) de arroz arbóreo ou arroz para risotto
1l de água
1 cebola
1 folhas de louro
1 cenoura
1 talo de salsão
2 colheres (sopa) de azeite
½ xícara (chá) de vinho branco
Sal (a gosto)
Pimenta-do-reino (moída na hora, a gosto)
Modo de preparo:
Numa tábua, corte a cebola ao meio, no sentido do comprimento, sem descascar. Retire a casca de uma das metades e pique fino. Lave, descasque e corte a cenoura em 3 partes (use uma parte). Lave também o talo de salsão, mantendo as folhas. Corte em 2 partes e use uma. Na panela de pressão com capacidade para 4,5 litros, aqueça o azeite em fogo baixo. Junte a cebola picada fino e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Mexa sempre.
Quando a cebola murchar e ficar transparente, junte o arroz e misture bem. Regue com o vinho branco e mexa até secar. Junte a água, a cenoura, o salsão, a cebola, o louro e tempere novamente com sal e pimenta-do-reino.
Tampe a panela e aumente o fogo para alto. Assim que começar a sair vapor pela válvula, conte 3 minutos e desligue imediatamente. Com um garfo, levante a válvula para retirar a pressão.
Leve uma panelinha com 1 xícara de água ao fogo alto, que poderá ser usada na finalização.
Para a finalização:
1 abobrinha picada em cubos de uns 2cm (dei uma fervura pra amolecer e em seguida dei o choque térmico, e coloquei pedras de gelo pra ficar verdinha e crocante)
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
2 colheres (sopa) de manteiga
20 folhas de hortelã (se quiser) não coloquei
Assim que o vapor sair completamente, abra a tampa e retire os temperos que colocou (a cenoura, o louro, o salsão – guarde pra fazer uma sopa ou qualquer outra receita – eles serviram apenas como uma caldo de legumes pra cozinhar o arroz).
No arroz que estará na panela, junte a abobrinha após escorrer bem a água e volte a panela ao fogo alto.
Mexa vigorosamente e, caso o risoto comece a secar, acrescente um pouco de água fervente e continue mexendo. Verifique o ponto do arroz: ele deve estar cremoso, mas com os grãos ainda resistentes à mordida (al dente).
Se já estiver al dente, desligue o fogo e acrescente a manteiga, o queijo parmesão e a metade das folhas de hortelã.
Misture bem e sirva imediatamente, salpicando mais folhas de hortelã no prato pra decorar.
Que tal?
Quando a panela começa assobiar… hum… fica um perfume pela casa. Muito bom! E essa base serve pra risotto de vários sabores.
Pode ser feito com tirinhas de carne, aí coloque-a cru na panela de pressão e siga o mesmo processo acima.
Os bolinhos de carne são maravilhosos, depois posto a receita. Não vai farinha, só o mínimo pra dar liga.
bjokas,
Van
Sem Comentários